✠ A única forma de se livrar de seus medos é fazer filmes sobre eles ✠

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

4° FESTIVAL CURTA FANTÁSTICO

Galera a programação do 4° Cinefantasy - Festival Curta Fantástico está no ar!

São mais de 160 filmes: é horror indonésio, italiano, espanhol, sci-fi francês, zumbis sérvios, espanhóis, canadenses, belgas (e bêbados), brasileiros, fãs de tv, nos shoppings, homenagens ao terror anos 70, anos 80, gore tupiniquim, japonês, italiano, americano, vampiros (que gostam de sexo e não são vegetarianos), câmera em primeira pessoa, criaturas das mais diversas formas, cores e línguas, é gato, é porco-homem, é mulher-enguia, é palhaço, é do espaço, é do mar, é bonito, é feio....

Bom, só sei que nessa programação, quem é fã de horror, ficção científica e fantasia, vai curtir e de graça (ou quase: R$1,00 no Olido). Divulguem para os amigos e inimigos, vamos lotar essas 3 salas e mostrar que no Brasil somos mais que o país do samba e futebol!

PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO LINK ABAIXO:
PROGRAMAÇÃO

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

LÂMIA E A REVOLTA DOS VAMPIROS

"...para companheira de Adão Deus criou Lillith, uma mulher que se negava a ser inferior ao Homem. Por causa de sua escolha foi expulsa do Paraíso e algum tempo depois conheceu Caim, filho de sua substituta no leito e amaldiçoado por praticar fratricídio. Da união deste dois seres malditos nasceu Lâmia, a Rainha dos Vampiros e flagelo da Humanidade."

Com esta temática Rubens Mello nos apresenta um de seus primeiros trabalhos para o cinema de horror. A história narra a revolta dos vampiros contra os humanos após a morte(?) de sua criadora e o retorno da própria sob a tutela de um grupo de feiticeiros que cuidam para que sua presença equilibre a convivência de ambas as espécies.

Diferente de "Tatúrula: Sinfonia do Medo" (seu trabalho atual) "Lâmia" é cru e underground, com aquela levada que só os saudosos filmes trash conseguiam transmitir. Gravado nas segundas-feiras em Mairiporã e algumas horas antes das apresentações dos atores no "Castelo dos Horrores" do Playcenter, foi praticamente argumentado na hora.

De acordo com Rubens Mello (ator e diretor e incansável propagador do horror brasileiro), "Lâmia" pode soar um tanto confuso tanto pela edição frenética de imagens e sons e tanto pela história dos personagens, que somente os aficcionados pelo jogo "Vampire: The Masquerade" poderão reconhecer. Mas este é menor dos problemas, já que o próprio diretor alega que "Lâmia" não é um filme profissional e sim um laboratório móvel de edição, make-up e fotografia, que é um dos pontos fortes da película na minha opinião.

Recentemente o diretor re-editou algumas cenas do filme e acrescentou-as ao clipe "Cinderella", da banda Libra, que pode ser visualizado no youtube.

Se você se interessou pela história e quizer assistir o filme o diretor disponibilizou a obra para download integral nos sites Gore House e Fraternidade do Medo.

Assista, reflita e escolha o seu lado. A rebelião vai começar...

terça-feira, 21 de julho de 2009

III FANTASTICON DE GRAÇA NA BIBLIOTECA VIRIATO CORRÊA


Este ano, o Fantasticon 2009 - III Simpósio de Literatura Fantástica, será nos dias 25 e 26 de julho, na Biblioteca Viriato Corrêa, Vila Mariana, na capital de São Paulo, entrada grátis. A idéia do Fantasticon 2009 é reunir pessoas interessadas em Literatura Fantástica (ficção científica, fantasia e horror) para que elas possam se encontrar, trocar idéias, informações e se divertir.A proposta é incentivar e enriquecer o estudo e o debate sobre o Fantástico no Brasil. Para isso, contaremos com palestras, mesas-redondas, oficinas, mostra de filmes, exposições, lançamentos, sessões de autógrafos e muita confraternização!
O Fantasticon 2009 é organizado por Silvio Alexandre, em uma realização da Biblioteca Temática Literatura Fantástica Viriato Corrêa, do Sistema Municipal de Bibliotecas e da Secretaria Municipal de Cultura. Com o apoio do GELF (Grupo de Estudos de Literatura Fantástica), da Fly Cow Produções Culturais, da Cálamo Editorial, do CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica), da OPELF (Oficina de Produção e Estudos de Literatura Fantástica) e da TV Cronópios.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO - dia 25 de julho
11 às 13 horas
Palestra: "PERSONAGENS DE FANTASIA: ARQUÉTIPOS,HERÓIS E ANTI-HERÓIS".
Encontro do GELF (Grupo de Estudos de Literatura Fantástica), coordenado pela escritora Rosana Rios, que se dedica a discutir, apreciar e divulgar obras literárias de literatura fantástica (ficção científica, fantasia e horror) suas interações e obras precursoras, além de comentar transposições para cinema, teatro, televisão e quadrinhos.

11 às 13 horas
Oficina: "ENTRANDO NO MERCADO EDITORIAL - O QUE FAZER PARA PUBLICAR SEU LIVRO".
Para quem tem um projeto literário pronto e está buscando entrar no mercado; para quem está colocando seu projeto no papel; ou ainda para quem está com uma boa idéia e quer iniciar sua obra. O objetivo desta oficina é, através das experiências do editor e escritor Gianpaolo Celli, e da autora Cristina Lasaitis, não só mostrar um pouco do mercado, mas também dar dicas de como fazer para entrar nele, passando por aspectos que abrangem desde a criação da idéia, personagens, trama; até como apresentar o projeto terminado para editora, e o que fazer após a publicação, quando o livro já estiver nas prateleiras. Cristina Lasaitis é escritora e biomédica pela Unifesp, onde atua como pesquisadora na área de Neurociências. É co-autora das coletâneas "Visões de São Paulo - Ensaios Urbanos" (Tarja), revista "Scarium" (Scarium Info), "FC do B" (Book House Boys), e "Paradigmas, volume 1" (Tarja); e autora do livro "Fábulas do Tempo e da Eternidade" (Tarja). Gianpaolo Celli é escritor e editor, além de administrador de empresas. Tem se dedicado ao estudo de ocultismo, esoterismo e mitologia. É colunista do site de neopaganismo "Tribos de Gaia"; co-autor da coleção Necrópole: "Histórias de Vampiros" (2005), "Histórias de Fantasmas" (2007) e "Histórias de Bruxaria" (2008); das coletâneas "Visões de São Paulo - Ensaios Urbanos" (2006) e "Paradigmas, volume 3" (2009), e co-editor e co-autor dos livros "Histórias do Tarô" (2008) e "Steampunk" (2009).

13 às 13h30
Mostra de filmes: "OS PREMIADOS DO FESTIVAL CURTA FANTÁSTICO".
O Festival Curta Fantástico é um evento que exibe curtas-metragens nacionais, desde 2006, com a temática fantástica, ou seja, filmes de horror, ficção científica ou fantasia, A Fly Cow, produtora que realiza o festival, fez uma seleção com os melhores curtas fantásticos nacionais que foram apresentados na última edição, no ano passado em São Paulo. Teremos uma sessão no Sábado e outra no Domingo.

13h30 às 14 horas
Mostra de vídeos: "MOSTRA DE BOOK TRAILERS".
Com a popularização da internet, a literatura fantástica brasileira entrou na era digital. Driblando a falta de interesse e de divulgação na grande mídia, os escritores vêm utilizando novas formas de promover seu trabalho. A criação de vídeos vem se tornando cada vez mais popular e alcançando o objetivo principal, que é tornar conhecido o livro que anuncia. O CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica) e a OPELF (Oficina de Produção e Estudos de Literatura Fantástica) reuniram alguns desses vídeos numa pequena mostra.

14 às 15 horas
Mesa-redonda: "MITOS E DRAMAS DO VAMPIRO CONTEMPORÂNEO".
Imortalidade, sedução, mistério, sexualidade, terror, suspense, sobrenatural, fazem dos vampiros, personagens fascinantes. Desde sua origem, a figura do vampiro passou por uma transformação completa e complexa. No dias de hoje, como este morto-vivo tomador de sangue é visto no seio da nossa atual cultura globalizada? Giulia Moon é escritora e publicitária. Publicou três coletâneas de contos: "Luar de Vampiros" (Scortecci), "Vampiros no Espelho & Outros Seres Obscuros" (Landy) e "A Dama-Morcega" (Landy). Participou da coletânea "Amor Vampiro" (Giz Editorial). Edita o fanzine FicZine e é co-editora da revista "Scarium Megazine". Está lançando o romance "Kaori – Perfume de Vampira" (Giz Editorial). Judith Tonioli Arantes é tradutora e professora. Faz mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde desenvolve sua dissertação pesquisando sobre o mito do vampiro contemporâneo, principalmente os personagens dos livros de Anne Rice e Stephenie Meyer. Natasha dos Reis é fundadora e organizadora dos fãs clubes Twilight Universe (fã clube oficial brasileiro da saga "Crepúsculo") e Slyfriends (fã clube brasileiro da saga "Harry Potter"). Produtora de eventos e pesquisadora de Literatura Fantástica, principalmente de vampiros. Elídia "Lica" Zotelli é membro fundadora e líder do fã clube Twilight Universe (fã clube oficial brasileiro da saga "Crepúsculo"). Uma zootécnica que tem se dedicado ao estudo, pesquisa e divulgação da literatura de vampiros.

15 às 16h30
Bate-papo: "O MERCADO EDITORIAL DE LITERATURA FANTÁSTICA NO BRASIL".
Saiba tudo por quem decide.Importante participação dos editores do gênero fantástico com novidades, informações e curiosidades do mundo editorial de hoje. Adriano Fromer Piazzi, diretor editorial da Editora Aleph. Douglas Quinta Reis, diretor editorial da Devir. Ednei Procópio, diretor editorial da Giz Editorial. Richard Diegues, diretor editorial da Tarja Editorial. Rodrigo Coube, diretor editorial da Idea Editora.

17 às 18h30
Bate-papo: "PRÁTICA DE ESCRITA DE LITERATURA FANTÁSTICA".
Autores veteranos da nova geração se encontram para a troca de experiências e conhecimentos sobre o mercado editorial e a prática da criação literária. Internet, cinema, teatro, poesia, conto, crônica e outros gêneros textuais, eles discutem Literatura Fantástica, num bate-papo cheio de idéias e dúvidas, começos e fins. Nelson de Oliveira é escritor. Doutor em Letras pela USP, publicou mais de vinte livros, entre eles os romances "Subsolo Infinito" (Cia. das Letras) e "A Maldição do Macho" (Record – publicado também em Portugal); a coletânea de contos "O Filho do Crucificado (Ateliê – também lançado no México), e de ensaios "A Oficina do Escritor" (Ateliê). Organizou as antologias "Geração 90: Manuscritos de Computador" (Boitempo) e "Geração 90: Os Transgressores" (Boitempo), com os melhores prosadores brasileiros surgidos no final do século 20. Dos prêmios que recebeu destacam-se o Casa de las Américas (1995), o da Fundação Cultural da Bahia (1996), duas vezes o da APCA (2001 e 2003) e o da Fundação Biblioteca Nacional (2007). Atualmente coordena, em várias instituições, oficinas de criação literária para escritores com obra ainda em formação. Kizzy Ysatis é escritor. Estudioso da vida gótica e da cultura underground, é grande amante e conhecedor dos mitos de vampiro. Publicou o romance "Clube dos Imortais: a Nova Quimera dos Vampiros" (Novo Século), além de vários contos. Cursou Produção Editorial até o penúltimo ano. Em 2005, o "Clube dos Imortais" foi agraciado com o prêmio Rachel de Queiroz, da Academia Brasileira de Letras, e outorgado pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro. Ronaldo Bressane é escritor, jornalista e editor. Publicou a trilogia de contos "A Outra Comédia", formada por "Os Infernos Possíveis (Com-Arte/USP), "10 Presídios de Bolso" (Altana) e "Céu de Lúcifer" (Azougue); e o volume de poemas "O Impostor" (Ciência do Acidente). Ao lado de Joca Reiners Terron, Marcelino Freire e Nelson de Oliveira, co-editou a coleção "Risco: Ruído" (DBA). Além de colaborações em sites, revistas e suplementos literários, participou da revista "PS: SP" (Ateliê) e das antologias "Geração 90: Os Transgressores" (Boitempo), "Paixão por São Paulo" (Terceiro Nome), "Fábulas da Mercearia: Uma Antologia Bêbada" (Ciência do Acidente), "Sex’n’Bossa" (Mondadori) e "Lusofonia" (Nuova Frontiera). Santiago Nazarian é escritor, tradutor e roteirista. Autor de cinco romances, entre eles "O Prédio, o Tédio e o Menino Cego" (Record), "Feriado de Mim Mesmo" (Planeta) e "Mastigando Humanos" (Nova Fronteira). Em 2003, recebeu o Prêmio Fundação Conrado Wessel de literatura por seu romance de estréia, "Olívio" (Talento). Em 2007, foi um dos autores convidados para as comemorações do Hai Festival em Bogotá, Capital Mundial do Livro. Suas obras foram traduzidas para o espanhol e o italiano, em diversos países da Europa e da América Latina.

DOMINGO - dia 26 de julho
11 às 13 horas
Oficina: "COMO CRIAR PERSONAGENS".
André Vianco, o mais consagrado escritor da atualidade do gênero fantástico abre o jogo, dá dicas e informações sobre como construir e utilizar os personagens nas histórias. André Vianco é autor dos best sellers "Os Sete" e "Sétimo", que explora o universo sobrenatural (vampiros, lobisomens, anjos e batalhas entre o bem e o mal) elaborando um cenário surrealista, mas com elementos da realidade do dia-a-dia e histórias passadas no Brasil. É hoje o escritor brasileiro que mais conquista leitores de fantasia & horror e seus livros estão entre os mais vendidos na literatura fantástica brasileira.

11 às 12 horas
Bate-papo: "STEAMPUNK E OS NOVOS RUMOS DA FICÇÃO CIENTÍFICA".
Criativos, retrofuturistas no estilo e no comportamento. Esses são alguns dos conceitos do Steampunk, um gênero de ficção que explora um “mundo alternativo” movido a vapor ("steam"). Assim, temos uma fusão de “era vitoriana” com “futuro pós-apocaliptico” ou "punk" no sentido de transgredir o hoje e o passado. Algo com muitas engrenagens, com grandes zepelins voando pelos céus e seus respectivos piratas, um misto de roupas vitorianas com tecnologias que parecem do nosso tempo. Mais do que nunca, surgem novos e talentosos autores na atual Ficção Científica que expandem as barreiras do gênero. E os editores fazem a sua parte: buscam rótulos para categorizá-los. No meio de tantos rótulos e inovações, o que exatamente eles representam?Fabio Fernandes é jornalista, tradutor e dramaturgo. Seus contos foram publicados no Brasil, Portugal, Romênia e Estados Unidos. Publicou a coletânea de contos "Interface com o Vampiro" (Writers) e "A Construção do Imaginário Cyber" (Anhembi Morumbi). É Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e professor pela mesma instituição. Foi curador do "Invisibilidades II" (2008), do Instituto Itaú Cultural, evento voltado para a Ficção Científica, e fará a curadoria da terceira edição, ainda em 2009. Gianpaolo Celli, além administrador de empresas, é escritor e editor. Estudioso de ocultismo, esoterismo e mitologia. Tem matérias e aventuras-solo de fantasia na revista Dragão Brasil; é colunista do site de neopaganismo "Tribos de Gaia"; co-autor da coleção Necrópole: "Histórias de Vampiros" (2005), "Histórias de Fantasmas" (2007) e "Histórias de Bruxaria" (2008); das coletâneas "Visões de São Paulo - Ensaios Urbanos" (2006) e "Paradigmas, volume 3" (2009), e co-editor e co-autor dos livros "Histórias do Tarô" (2008) e "Steampunk" (2009). Bruno Accioly é empresário da área de tecnologia, editor da revista de internet OutraCoisa.com.br, co-fundador do Conselho SteamPunk e responsável pela loja Rio de Janeiro. Crítico da forma como o homem se relaciona com a tecnologia, é estudioso de Filosofia e seu rebento mais bem sucedido, a Ciência. Especialista em Usabilidade - disciplina que lida com a interação homem/máquina - atua na área há mais de dez anos enquanto divide seu tempo como redator e ficcionista.
12 às 12h30
Mostra de filmes: "OS PREMIADOS DO FESTIVAL CURTA FANTÁSTICO".
O Festival Curta Fantástico é um evento que exibe curtas-metragens nacionais, desde 2006, com a temática fantástica, ou seja, filmes de horror, ficção científica ou fantasia, A Fly Cow, produtora que realiza o festival, fez uma seleção com os melhores curtas fantásticos nacionais que foram apresentados na última edição, no ano passado em São Paulo. Teremos uma sessão no Sábado e outra no Domingo.

12h30 às 13 horas
Mostra de vídeos: "MOSTRA DE BOOK TRAILERS".
Com a popularização da internet, a literatura fantástica brasileira entrou na era digital. Driblando a falta de interesse e de divulgação na grande mídia, os escritores vêm utilizando novas formas de promover seu trabalho. A criação de vídeos vem se tornando cada vez mais popular e alcançando o objetivo principal, que é tornar conhecido o livro que anuncia. O CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica) e a OPELF (Oficina de Produção e Estudos de Literatura Fantástica) reuniram alguns desses vídeos numa pequena mostra.

13 às 14h30
Mesa-redonda: "O FANTÁSTICO NA EDUCAÇÃO".
Uma discussão sobre a utilização da Literatura Fantástica como instrumento pedagógico e sua utilização em sala de aula. Como promover a formação de novos leitores e utilizar a literatura e os elementos do universo fantástico como um recurso dentro da escola para melhorar o desempenho dos estudantes.Flávia Muniz é escritora e pedagoga. Com vários prêmios e diversos livros adotados por escolas e instituições, têm mais de 3 milhões de livros vendidos. Entre eles "Os Noturnos", "Viajantes do Infinito" (Editora Moderna), "Brincadeira de Saci" (Editora Scipione), "O Tubo de Cola" (Editora Moderna) e "A Gatocleta do Miafino" (FTD).Trabalhou também na criação de produtos para crianças e jovens, como revistas de atividades, quadrinhos, enciclopédias, sites e jogos. Participou, ainda, de teatro infantil e escreveu para a TV Cultura.Martha Argel é bióloga, com doutorado em Ecologia, e escritora de livros de literatura fantástica, crônicas e divulgação científica. Como escritora de literatura fantástica, publicou entre outros, o romance "Relações de Sangue" (Novo Século) e a coletânea "O Livro dos Contos Enfeitiçados" (Landy Editora). Participou de antologias, como "Amor Vampiro" (Giz Editorial) e "O Livro Vermelho dos Vampiros" (Devir). Seus lançamentos mais recente são "O Vampiro Antes de Drácula" (Aleph) e "O Vampiro da Mata Atlântica" (Idea Editora). Rosana Rios é bacharel em Arte-Educação pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Foi roteirista de programas infantis para a TV Cultura de São Paulo e outras emissoras. É autora de Literatura Infantil e Juvenil desde 1988, e já publicou mais de 100 livros em 15 editoras. Recebeu vários prêmios literários, entre eles o Bienal Nestlé de Literatura, em 1990, o Cidade de Belo Horizonte, em 1991, além de selos "Altamente Recomendável", da FNLIJ (Fundação afiliada ao IBBY) em 1995 e 2005; e foi finalista do prêmio Jabuti 2008 na categoria Literatura Juvenil. Janaina Azevedo tem formação acadêmica em Lingüística e Teoria Literária pela Universidade de São Paulo e em Ciências da Religião pela Faculdade Mosteiro de São Bento. É presidente da OPELF – Oficina de Produção e Estudos de Literatura Fantástica, e já comandou várias entidades de produção cultural. Pela Editora Vortex (antiga Tudoteca), trabalha como agente literária e publica obras de pesquisa histórica e literatura fantástica. É pioneira no uso da Literatura Fantástica em sala de aula.

15 às 16h30
Palestra: "A LITERATURA FANTÁSTICA NA AMÉRICA LATINA".
O Realismo Mágico é uma característica própria da literatura latino-americana da segunda metade do século XX que funde a realidade narrativa com elementos fantásticos e fabulosos, não tanto para reconciliá-los como para exagerar sua aparente discordância. Floresceu nos anos sessenta e setenta, enraizado nas discrepâncias surgidas entre cultura da tecnologia e cultura da superstição, e em um momento em que o auge das ditaduras políticas converteu a palavra numa ferramenta infinitamente apreciada e manipulável.Ana Cecília Olmos é graduada em letras modernas pela Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, é professora de literatura hispano-americana da USP, especialista em literatura e cultura hispano-americana do século XX. É autora, entre outros, de "Intelectuales, instituciones, tradiciones" (Javier Lasarte [org.], Territorios Intelectuales. Pensamiento y cultura en América Latina, Caracas, La nave va, 2001) e de "Releituras de Borges". A revista Punto de Vista nos anos 80" (Jorge Schwartz [org.], Borges no Brasil, São Paulo, Edunesp. Horácio Corral é produtor cultural. Foi livreiro e organizador de eventos na Livraria Cultura. Atualmente é um dos produtores da OPELF – Oficina de Produção e Estudos de Literatura Fantástica. É responsável pela loja virtual Beco Imaginário e a produtora de jogos Tudoteca. Entre as suas áreas de atuação encontram-se jogos e literatura fantástica, tendo uma especial atenção sobre a obra de Jorge Luis Borges e Alejandro Dolina. É estudioso de literatura hispano-americana e trabalha com difusão de leitura e produção independente, além de tradução.

17 às 18h30
Palestra: "AS HISTÓRIAS DESCONHECIDAS DE EDGAR ALLAN POE".
Narrativas científicas, misteriosas, permeadas de terror, horror, suspense, policialescas, Edgar Allan Poe carrega nas costas o título de criador de vários gêneros literários. Poe foi responsável não somente por influenciar alguns dos escritores decisivos das décadas seguintes, bem como por estabelecer com propriedade caminhos novos e férteis para a literatura ocidental do então século XIX. Recordando os 200 anos do seu nascimento, o escritor Bráulio Tavares está preparando uma antologia com contos pouco conhecidos de Poe. Nesta palestra, ele falará sobre essas histórias e de como Poe elevou o conto como gênero.Bráulio Tavares é escritor, roteirista e compositor. Compilou a primeira bibliografia do gênero: o Fantastic, Fantasy and Science Fiction Literature Catalog (Fundação Biblioteca Nacional). Autor de "A Espinha Dorsal da Memória", "A Máquina Voadora" e "Anjo Exterminador" (todos pela Rocco). Organizou as antologias "Freud e o Estranho", "Contos Fantásticos no Labirinto de Borges" e "Páginas de Sombra"; (todos pela editora Casa da Palavra).
EXPOSIÇÕES - SÁBADO e DOMINGO

a partir das 11 horas
Painel comemorativo: "40 ANOS DO SYMPOSIUM DE FICÇÃO CIENTÍFICA".
O “Simpósio de FC” foi o primeiro “international meeting” (encontros internacionais de escritores profissionais), da história do gênero. O “Simpósio de fc” foi um evento integrante do II Festival Internacional do Filme, no Rio de Janeiro, em março de 1969, entre os dias 24 e 30. Dos Estados Unidos, vieram Forrest J. Ackerman, Karen e Poul Anderson, Alfred Bester, Robert Bloch, Leigh Chapman, Roger Corman, Carol e Ed Emshwiller, Harlan Ellison, Philip José Farmer, Harry Harrison, Robert A. Heinlein, Damon Knight e Kate Wilhelm, George Pal, Frederik Pohl, Robert Sheckley e A. E. van Vogt.Da Espanha veio Luis Gasga e da França vieram Jacques Baratier, Robert Benayoun, Michel Cae e Jacques Sadoul. Da Inglaterra, Brian W. Aldiss, J. G. Ballard, John Brunner, Val Guest e Rolf Rilla. Do Uruguai veio Marcial Souto.E do Brasil estiveram presentes André Carneiro, Clóvis Garcia, Ruy Jungman, Álvaro Malheiros, Walter Martins e Jerônymo Monteiro.Um outro inglês, Arthur C. Clarke, cujo filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, em parceria com o cineasta Stanley Kubrick, fora lançado no ano anterior e alcançado reconhecimento estrondoso, esteve presente para ser homenageado com o troféu “Monólito Negro”.

a partir das 11 horas
Exposição de esculturas: "VISÕES SECRETAS".

Caboclos coroados, golems feitos de algas, índios guerreiros com cocares vivos, criaturas híbridas de vegetal, animal e humano, parecem ter-se despregado da superfície bidimensional dos desenhos para invadir o mundo em três dimensões de onde os contemplamos.O mundo de onde Cavani Rosas extrai seus personagens é um mundo fantasmagórico cujas leis parecem definidas em parte por essas escolas esotéricas, e em parte pela Física Quântica.São criaturas que parecem personagens de William Blake invadindo-se de um desenho de Rugendas, ou seres lovecraftianos esvoaçando sobre uma paisagem de Frans Post.Cavani Rosas sempre deu uma duplicidade perturbadora aos seres que engendra: o mágico ao lado do científico, o vislumbre onírico trazido à tona da mente com o rigor anatômico de quem já dissecou cadáveres por mero hobby. As criaturas podem ser inverossímeis, mas sua concretude física desafiaria as objeções de uma banca examinadora. O elemento fantástico emerge com todo vigor nas esculturas a que Cavani vem se dedicando nestes últimos anos.Cavani Rosas é desenhista e escultor. Artista pernambucano, nascido no Recife, dedica-se basicamente à escultura e ao desenho em bico-de-pena.

LANÇAMENTOS DE LIVROS.
"Alma e Sangue", de Nazarethe Fonseca (Editora Aleph)

"Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica", de César Silva e Marcello Simão Branco (Tarja)

"O Arqueiro e a Feiticeira", de Helena Gomes (Idea Editora)

"Os Guardiões do Tempo", de Nelson Magrini (Giz Editorial)

"O Livro Vermelho dos Vampiros", de Luiz Roberto Guedes (org.) (Devir)

"Paradigmas 3", Richard Diegues (org.) (Tarja)

"O Prédio, o Tédio e o Menino Cego", de Santiago Nazarian (Record)

"O Povo da Névoa", de H. R. Haggard (Edições GRD)

"Steampunk - Histórias de um Passado Extraordinário", de Gianpaolo Celli (org.) (Tarja)

"Trilogia Padrões de Contato", de Jorge Luiz Calife (Devir)

"Ubik", de Philip K. Dick (Editora Aleph)

"O Vampiro da Mata Atlântica", de Martha Argel (Idea Editora)


ENCONTRO COM OS AUTORES - SÁBADO

às 13 horas:
Autógrafos com Helena Gomes, Cristina Lasaitis e Gianpaolo Celli.
às 14 horas:

Autógrafos com César Silva e Marcello Simão Branco.
às 15 horas:

Autógrafos com Giulia Moon.
às 16h30:

Autógrafos com Nelson Magrini, Richard Diegues, Ludimila Hashimoto, Camila Fernandes e Hugo Vera.
às 18h30:

Autógrafos com Nelson de Oliveira, Kizzy Ysatis, Ronaldo Bressane, Santiago Nazarian e Martha Argel.

ENCONTRO COM OS AUTORES - DOMINGO
às 12 horas:
Autógrafos com Fabio Fernandes, Gianpaolo Celli, Antonio Luiz Costa, Alexandre Lancaster, Roberto Causo, Claudio Villa e Fabio Fernandes.
às 13 horas:

Autógrafos com André Vianco.
às 14h30:

Autógrafos com Fávia Muniz, Martha Argel e Rosana Rios.
às 18h30:

Autógrafos com BráulioTavares.

TV CRONÓPIOS: FANTASTICON 2009 AO VIVO.

Neste ano, teremos a cobertura jornalística da TV Cronópios , que transmitirá ao vivo toda a programação do Fantasticon 2009. A TV Cronópios é um canal online de literatura e arte que transmite entrevistas com escritores em eventos, coberturas de lançamentos literários e reportagens gravadas no local de trabalho ou na casa de escritores. Criado em 2005, o portal Cronópios é um projeto com o intuito de mapear e fomentar a literatura contemporânea brasileira, em todas as regiões do país. Tem 40 colunistas fixos, que são escritores premiados de várias gerações literárias, e de diversas regiões do país, assim como de outros países: Espanha, México, Uruguai, Argentina e Angola. O site movimenta hoje cerca de 1 milhão e 300 mil de PageViews ao mês.


OS PREMIADOS DO FESTIVAL CURTA FANTÁSTICO

SÁBADO e DOMINGO

BICHO - (Melhor Filme de Fantasia) - Dir. Vitor Brandt - 13 min. Fantasia.
Garoto de 9 anos, tímido e solitário, tem uma fascinação por animais. Sua mãe odeia bichos e sempre se livra deles. Ao encontrar um bicho diferente dessa vez, a história do garoto não irá terminar da mesma maneira.

O DIABO DA GUARITA (Menção Honrosa) - Dir. João Tenório - 18 min. Horror.
Um homem dentro de uma guarita é assombrado. Baseado em fatos reais.

O ANDAR SUPERIOR (Menção Honrosa)Dir. Leo Ribeiro - 06 min. Fantasia.
Teotônio Flanela, um simples contador, vive situações inusitadas para conseguir embarcar para o descanso eterno.

O POVO ATRÁS DO MURO (Menção Honrosa) - Dir. Marconi Loures - 08 min. Fantasia.
Um povo descobre não serem os únicos habitantes em um pequeno planeta.

O GRITADOR (Prêmio Estímulo) - Dir. Ulisses Costa e Carlos Porto - 15 min. Horror.
Três rapazes da cidade grande acampam nos cânions dos Campos de Cima da Serra (RS). Encontram dois misteriosos guias e ficam conhecendo a lenda de um homem cruel que foi condenado a vaguear pelo mundo como uma alma penada – o temível Gritador.

MEU CARRO, O MEU CARRO (Melhor Filme pelo Júri Popular) - Dir. Guilherme Nasraui - 08 min. Fantasia.
Ao pegar se velho carro para um encontro profissional, homem encontra baú mágico e tem a oportunidade de pedir qualquer coisa. É hora de colocar à prova sua inteligência.

VOLTAGE (Melhor Filme de Ficção Científica) - Dir. Willian Paiva e Filipe Lyra - 04 min. Ficção Científica.
Em Voltage, robôs meio-humanos e meio-sintetizadores movidos por doses cavalares de energia se conectam num transe elétrico e caótico.VADATA (Melhor Filme de Horror) - Dir. Manuel Lebelt - 10 min. HorrorDentro de um envelope com remetente desconhecido. uma única peça de um quebra-cabeça. Outros envelopes chegam com mais peças e algo se torna real além da soma das partes.

ROCK ROCKET DOIDÃO (Melhor Maquiagem) - Dir. Kapel Furman - 05 min. Horror.
Um bar se tornará palco para uma seqüência sangrenta alucinante, apresentando o rock’n’roll da forma mais visceral possível.

A VOLTA DO CANDANGO (Melhor Criatura) - Dir. Filipe Gontijo e Eric Aben-Atharo - 06 min. Fantasia.
Os operários (candangos) que construiram Brasília trabalhavam mais de 16 horas por dia. Muitos morriam no canteiro de obras. Agora um desses operários volta dos mortos para ver como ficou a cidade que ajudou a construir.

O HOMEM DA CABEÇA DE PAPELÃO (Melhor Efeito) - Dir. Carlos Canela - 15 min. Ficção Científica.
Em uma sociedade no tempo, um homem muda de cabeça e descobre que só a verdade não o libertará.

O ASSASSINATO DA MULHER METAL (segundo mais votado pelo público) - Dir. Joel Caetano - 18 min. Ficção Científica.
Antigos heróis se juntam para desvendar o assassinato de uma ex-companheira, durante a investigação descobrem algo maior acontecendo.

BIBLIOTECA TEMÁTICA VIRIATO CORRÊA:
Endereço: Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana - 04021-050 - São Paulo/SP

Tel.: 11 5573-4017 e 11 5574-0389 - ENTRADA FRANCA

ATENÇÃO:
1- Não é necessário se inscrever antecipadamente.As senhas, para todas as atividades, serão distribuídas com 1h de antecedência, obedecendo à capacidade de lotação:101 lugares na Sala Luiz Sérgio Person e 40 lugares no Espaço Temático de Literatura Fantástica.

2- As exposições estarão no andar térreo da biblioteca durante todo o evento.

3- COMO CHEGAR DE METRÔ NA BIBLIOTECA VIRIATO CORREA:
Tomar o Metrô (Linha Azul) no sentido Jabaquara, e descer na estação Vila Mariana, na saída ao lado do colégio Madre Cabrini. Seguindo-se a rua Madre Cabrini por dois quarteirões, chega-se à Av. Sena Madureira, bem no quarteirao da Biblioteca.

sábado, 27 de junho de 2009

DOWNLOAD: DAMBALLAH NEGRA

Depois de um árduo trabalho (e muitas risadas!!!) finalmente terminamos o nosso 1° curta trash, DAMBALLAH NEGRA, com todos os defeitos que um bom filme trash deve ter. Agradecemos a todos aqueles que nos apoiaram de uma forma ou de outra e principalmente a todos que nos criticaram e impregnaram com a idéa de que "isso não vai levar em nada, cara...", pois este pequeno filme é a mostra de que temos a capacidade de criar materialmente o que imaginamos mesmo sobre as adversidades.

Esta brincadeira foi produzida em mais ou menos 10 horas escravas de filmagens regadas à bolachas "cream -cracker murchas" e sucos "venenitos gasta-açucar". Se você espera uma super produção vá visitar o site do Spielberg ou do George Lucas, mas se o ideal é se divertir você está no lugar certo. Escolha uma cadeira, empurre este corpo apodrecido aí do lado para o chão e baixe este curta que pode não ser o orgulho da 8° arte...mas é o nosso!!!

DAMBALLAH NEGRA

Uma produção da Fraternidade do Medo - São Paulo/Mauá.
RAVENS HOUSE BRASIL - CORVO PRODUÇÕES - CASA DA DOR:

ELENCO:

Lucio Cipriano........................Sabá.
Getúlio Alexandre..................Getúlio.
Marcos T. R. Almeida................Marcos.
Wendy Portilla.......................Wendy.
Nando Balder.........................Nando.
Daia Vieira...........................Daia.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: Judson Ovídio, como "O Estranho".

DIREÇÃO: Iam Godoy e Alexandre Tiossi Ribeiro.

AUXILIAR DE DIREÇÃO: Marcos T. R. Almeida.

PRODUÇÃO EXECUTIVA: R. Raven e Marcos T. R. Almeida.

CÂMERA: Alexandre Tiossi Ribeiro.

TAKE OFF: Lady Bellamorte e R. Raven.

EFEITOS ESPECIAIS E MAQUIAGEM: Iam Godoy e R. Raven (Tumbaberta FX).

ILUMINAÇÃO: Mãe Natureza.

SONOPLASTIA: Alexandre Tiossi Ribeiro e Iam Godoy.

EDIÇÃO: Alexandre Tiossi Ribeiro e Iam Godoy.


TRILHA SONORA:


AGRADECIMENTOS: A todos os sites, blogs, fotologs, bandas e outros contatos que acreditaram no projeto. Agradecimentos especiais para Renato Rosatti (Boca do Inferno), Rubens Mello (Sangueria Filmes), Peter Baiestorf (Canibal Produções), Marcelo Amado (Estronho)e André Honney (Cinehorror).


DOWNLOAD
BAIXE O FILME



DOWNLOAD
BAIXE A TRILHA

sábado, 18 de abril de 2009

CAPA DO DVD E SELEÇÃO DA TRILHA SONORA DE DAMBALLAH NEGRA

Ufa!!!

Depois de muito trabalho e correria cá estamos pra divulgar mais uma fase do trabalho de estréia do grupo FRATERNIDADE DO MEDO, formado inicialmente pela Ravens House Brasil (São Paulo), Corvo Produções e Casa da Dor (Mauá) e aos poucos juntando cada vez mais fiéis fãs do universo do horror/fantástico. Neste post estão sendo liberadas pela 1° vez (integralmente) as capas do DVD e da trilha sonora do projeto experimental "Damballah Negra", ainda sem uma data precisa de lançamento. O problema é que precisamos nos reunir com a galera de Mauá para decidir se o trabalho vai ser lançado em uma edição solo ou como um DVD split, junto com mais outros três curta-metragens produzidos pelos membros da Fraternidade. De qualquer forma todas as informações serão aqui postadas, portanto não deixe de visitar o blog e o site da Fraternidade do Medo para saber mais novidades desta e de outras produções de um grupo que ainda vai dar muito o que falar...bem ou mal...HEHEHEHEHEH!!!
Iam Godoy.
CAPA DO DVD (Edição de formato solo)
TRILHA SONORA OFICIAL DO CURTA "DAMBALLAH NEGRA"

1- INTRO.
2- Preparo - Moloch.
3- Faith...Reality...Curse - Hatembrace.
4- Obscure - Cosmic Landscape.
5- Recognize Me - Nahtaivel.

6- Assimilação Cerebral - Moloch.
7- Eterna Marcha da Devastação - Brutal Morticínio.
8- Stranger - Cosmic Landscape.
9- Transbiomorphs Killing the Death - Posthuman Tantra.

SE VOCÊ QUIZER OUVIR A TRILHA SONORA NA ÍNTEGRA VISITE O SITE DA FRATERNIDADE DO MEDO CLICANDO AQUI.

segunda-feira, 30 de março de 2009

FILMAGENS DE DAMBALLAH NEGRA.

Domingo, 29 de março de 2009, 6:00 da matina.
Meus olhos parecem uma grotesca sopa de remelas, mas temos que ir à estação Jabaquara para buscar a galera da Corvo Produções e Casa da Dor pra iniciar as filmagens de "Damballah Negra"... ah, como eu queria poder dormir mais um pouco...

Domingo, 29 de março de 2009, 8:00.
Estamos travados dentro de um ônibus e recebemos a notícia de que J.J. perdeu a hora e que vai atrasar. Continuo com sono mas sigo re-escrevendo (pela 3° vez!!!) o roteiro dentro do ônibus, pois na noite anterior, Marcos T. R. Almeida "surtou" e falou que o filme tinha que sair em um só dia, pois o elenco tava até o pescoço de "obrigações sociais" (filhos, emprego, colégio) e o único dia em que todos estariam reunidos seria aquele... depois só em Julho. Minha úlcera dói.

Domingo, 29 de Março de 2009, 9:30.
Todos já estão reunidos no ponto e J.J. parece ter sido abduzido, pois não o achamos em parte alguma do terminal. Das redondezas do terminal aos seus "inesquecíveis" banheiros e junk foods, começamos a procurar o Wally enquanto Getúlio "Scooby" anotava telefones pouco confiáveis... No final o encontramos perto das catracas e seguimos para o ônibus que, por glória divina, não estava cheio.

Domingo, 29 de Março de 2009, 10:40.
Parada básica no supermercado. Muito pão, frios, refrigerante, água e cervejinhas. Queremos mortos na produção, mas não mortos de fome!!!

Domingo, 29 de Março de 2009, 11:00.
Casa da Raven. A cama vira um Everest de mochilas e a cozinha uma cantina escolar. Como um sanduba de queijo enquanto preparo a mochila sagrada "Não se Aproxime! Loucos filmando!" com os galões de sangue e as bombas de pressão. Na sala, o pessoal começa a organizar o resto do material de filmagem.

Domingo, 29 de Março de 2009, 11:20.
Chegamos na clareira do "Monte Nefertiti" (sente a classe!!!) e Alexandre Tiossi Ribeiro, Marcos Almeida e eu começamos a separar os papéis aos atores do curta, enquanto R.Raven preparava as maletas de FX e o Sabá (Lucio Cipriano) montava a barraca de acampamento, que serviu tanto como parte do cenário quanto para depósito e recito para rápidas cochiladas...

Domingo, 29 de Março de 2009, 12:00.
Meu estômago já reclamava uma companhia para aquele sanduiche e ainda não tínhamos filmado nada. Depois da seleção dos papéis Marcos Almeida nos encorajou com um "Agora é cada um por si..." e começamos a primeira tomada. Fora o elenco e a produção, várias pessoas do bairro vieram assistir as filmagens e eu morria de medo de não ter criado um bom (e rápido) roteiro para as filmagens do dia.

Domingo, 29 de Março de 2009, 13:00.
As filmagens seguiram perfeitas e sem muitas tomadas, o que era bom pois a bateria da filmadora só ia durar mais ou menos uma meia hora e era quase uma romaria ir da trilha até a casa da Raven e se não fossem os pivetes com suas bicicletas iríamos morrer de sede antes de morrer nas filmagens.

Domingo, 29 de Março de 2009, 14:00.
Odiei o resultado da minha voz nas tomadas do making-off, parece de desenho animado. Vou contratar um dublador para quando editarem o DVD... HEHEHEHEHEHEEH!!!

Domingo, 29 de Março de 2009, 14:15.
Apareceu uma família de macacos com um pai um tanto desconfiado e uma mãe e seu filhote nas costas no set de filmagens e o pessoal resolveu colocar a tomada como parte do filme. Ainda bem que não fomos inspirados por "Cannibal Holocaust"!!!

Domingo, 29 de Março de 2009, 14:30.
Começaram as tomadas com as maquiagens. R.Raven organizava o pessoal enquanto eu maquiava um Sabá endemoniado. Como o tempo era curto não podíamos fazer um trabalho mais complexo (que poderia durar cerca de 1 hora) e optamos só por trabalhar marcas de sombras e um pouco de sangue.

Domingo, 29 de Março de 2009, 14:45.
Depois de ter tomado um golpe de jiu-jitsu demoníaco do Sabá antes do tempo da tomada, foi a vez de Wendy Portilla entrar na maquiagem, todos empolgados para ver o resultado da bombinha de sangue.
No teste esguichou que foi uma beleza... é, só no teste!!!

Domingo, 29 de Março de 2009, 15:00.
Fora os problemas com as bombinhas ejetoras de sangue as filmagens seguiram sem maiores preocupações a não ser pelas eventuais "aparições" de evangélicos que utilizam o lugar para as suas orações mas não naquele dia, pois naquela tarde o Monte Nefertiti estava dominado pelo espírito da Damballah Negra...

Domingo, 29 de Março de 2009, 15:30.
Devemos ter infartado uma meia dúzia de beatas nas cenas dos gritos de Daia. A acústica natural da clareira ajudou bastante já que o áudio da filmadora de Alexandre Tiossi era interno. A fome começou a dar olhares estranhos à equipe mas novamente fomos salvo pela equipe de "bicicleteiros" que estavam assistindo as filmagens.

Domingo, 29 de Março de 2009, 16:00.
O sol começava a rarear e tínhamos que apressar as coisas. A tensão começava a aparecer mas sempre ocorria alguma coisa pra fazer todos desabarem de rir e uma delas foi Marcos Almeida com dó de matar o Sabá possuído... foi tocante, mas custou alguns minutos de filmagens. A bateria da câmera começava a dar sinais de cansaço e nós também.

Domingo, 29 de Março de 2009, 16:40.
A cena da morte do Sabá demorou três tomadas. Se não era o sangue no lugar errado era a falta dele. Usamos uns dois galões pequenos de sangue nas filmagens e aposto que vai ter bastante gente "tingindo a porcelana" de vermelho por uns dias.

Domingo, 29 de Março de 2009, 17:00.
Uma perseguição no estilo "Evil Dead", uma queda na lama (real!) e mais um grito de Daia para a alegria dos crentes e as filmagens chegam ao fim juntamente com a bateria da câmera. A equipe de direção do curta havia separado um papel especial (e de improviso) para J.J., que esqueceu o figurino e não podia sujar a sua roupa e novamente corremos feito loucos para pensar em como utilizar aqueles preciosos segundos que ainda haviam na carga da filmadora. Então surgiu "O Estranho", um cara que aparece do nada e finaliza o curta. Futuramente podemos encaixar o personagem numa espécie de "Damballah Negra Zero".

Domingo, 29 de Março de 2009, 17:30.
Toda a galera segue rumo à casa de R.Raven para um merecido banho mas não antes de assustar os trausentes e motoristas com as roupas e corpo cobertos de sangue. Num barzinho, uma tiazinha bêbada olha para Wendy bebendo um contini e solta uma frase clássica, "Ai, môço. Ela num precisa de pinga...precisa de um médico!".

Domingo, 29 de Março de 2009, 17:45.
Com o elenco devidamente lavado e arrumado, novas cervejas são abertas e Alexandre prepara a câmera para vermos o resultado na televisão. Todos aguardavam o grito de Daia e o quase-cult "Deu merda!!!" de Marcos T. R. Almeida, mas o cabo não alcançava o aparelho de som e assistimos sem áudio mesmo.

Domingo, 29 de Março de 2009, 18:00.
Final das operações. Acho que batemos um recorde de filmagens trash.
Materiais são organizados e endereços, trocados. As filmagens duraram quase 10 horas e em breve estará o curta estará a disposição neste blog para download parcial. Um grande abraço a todos os que acreditaram no projeto (bandas, blogs, sites, amigos) e avisamos desde já que a Fraternidade do Medo não vai parar por aqui, pois nossos porões de idéias jamais estão vazios.

VALEU...
\m/

1° TRAILER (um pouco melhor que o anterior)

quinta-feira, 19 de março de 2009

CATÁLOGO ATUALIZADO - BAIXE AGORA!

GORE2

quarta-feira, 4 de março de 2009

AS FILMAGENS DE "DAMBALLAH NEGRA" FORAM ADIADAS!!!

SICK SICK SICK SICK SICK SICK
POR MOTIVOS DE SAÚDE DE UM DOS DIRETORES DA FRATERNIDADE DO MEDO O CURTA "DAMBALLAH NEGRA" TEVE DE SER ADIADO. ESPERAMOS QUE VOCÊ MELHORE LOGO MARCÃO, E QUE APAREÇA COM A GALERA DE MAUÁ PARA QUE POSSAMOS ASSOMBRAR O UNDERGROUND NACIONAL COM MUITA SAÚDE E IMAGINAÇÃO.
Ravens House Brasil

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A TRILHA SONORA DO PROJETO

FINALMENTE FORAM CONFIRMADAS AS BANDAS QUE IRÃO FAZER A TRILHA SONORA DO CURTA "DAMBALLAH NEGRA". ABAIXO SEGUE UM PEQUENO RELEASE DE CADA BANDA QUE PARTICIPARÁ DA TRILHA.


POSTHUMAN TANTRA

O Posthuman Tantra é o reflexo direto do universo criado por Edgar Franco chamado Aurora Pós-humana. A partir de uma experiência anterior com música e do encontro com as sonoridades eletrônicas Edgar decidiu criar um projeto musical-multimídia que gerasse as ambiências sonoras para sua ficção e que corroborasse sua visão prospectiva sobre esse futuro pós-humano em sua concepção lírica, além de incluir sua visões sobre expansão da consciência e transcendência e suas conexões com o momento tecnognóstico contemporâneo. O universo da “Aurora Pós-humana” apresenta o planeta Terra em um futuro onde a transferência da consciência humana para chips de computador será algo possível e cotidiano, no qual milhares de pessoas abandonarão seus corpos orgânicos por novas interfaces robóticas. Neste futuro hipotético a bioengenharia avançançou tanto que permite a hibridização genética entre humanos e animais, gerando infinitas possibilidades de mixagem antropomórfica, seres que em suas características físicas remetem-nos imediatamente às quimeras mitológicas. Como consequência estas duas "espécies" pós-humanas tornaram-se culturas antagônicas e hegemônicas disputando o poder em cidades estado ao redor do globo enquanto uma pequena parcela da população, uma casta oprimida e em vias de extinção, insiste em preservar as características humanas, resistindo às mudanças. Dessas três raças que convivem nesse planeta terra futuro, duas são o que podemos chamar de pós-humanas, sendo elas os "Extropianos" (seres abiológicos, resultado do upload da consciência para chips de computador) e os "Tecnogenéticos" (seres híbridos de humano e animal, frutos do avanço da biotecnologia e nanoengenharia), tanto Extropianos, quanto Tecnogenéticos contam com o auxílio respectivamente de "Golens de Silício" – robôs com inteligência artificial avançada (alguns reivindicam a igualdade perante as outras raças) e "Golens Orgânicos" – robôs biológicos, serventes dos Tecnogenéticos. A última raça presente nesse contexto é a dos "Resistentes", seres humanos no "sentido tradicional", raça em extinção correspondendo a menos de 5% da população do planeta. Este universo tem sido aos poucos detalhado com dezenas de parâmetros e características, trata-se de um work in progress que toma como base todas as prospecções da ciência e das artes de ponta para reestruturar seus parâmetros. A partir dele já foram desenvolvidos uma série de trabalhos artísticos, em diversas mídias e suportes e atualmente outras obras estão em andamento.Já foram criados para as hipermídias: o site “Neomaso Prometeu” (Menção honrosa no 13º Festival Videobrasil), o trabalho em CD-ROM “Ariadne e o Labirinto Pós-humano” (participante da mostra SESC SP de artes – 2005), o site de vida artificial “O Mito Ômega” (ainda em desenvolvimento) e ainda a faixa multimídia “Game-o-tech 2.0” – que integra o CD “Neocortex Plug-in”. Nos quadrinhos desenvolvo a trilogia BioCyberDrama (parceria com o lendário quadrinhista Mozart Couto), com o primeiro álbum lançado pela editora Opera Graphica (que recebeu o prêmio Ângelo Agostini de melhor desenho de 2003) e também a revista em quadrinhos “Artlectos e Pós-humanos” que já teve 2 números publicados. Entre outros trabalhos.

A base bibliográfica utilizada por Edgar Franco para escrever as sagas para o Posthuman Tantra envolve o estudo das obras e artigos de artistas como Stelarc, Roy Ascott, Natasha Vita-more, Eduardo Kac, Mark Pauline, Orlan, H.R.Giger, Diana Domingues; de filósofos como Max More, Ray Kurzweil, Laymert Garcia, Hans Moravec, Vernon Vinge, Lovelock, Teilhard de Chardin, Maturana e Varella, Stanislav Grof, Dee, Crowley, entre muitos outros.

Site oficial do Posthuman Tantra: http://www.posthumantantra.legatusrecords.net/
Posthuman Tantra no Myspace: www.myspace.com/posthumantantras
Posthuman Tantra no Opus Nocturne: http://www.opusnocturne.com/bandas_posthumantantra.shtml
Comunidade Orkut do Posthuman Tantra: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=32945678
Fotolog de Edgar Franco: www.fotolog.net/edgar_franco

NAHTAIVEL

Fernando Nahtaivel já é um nome relativamente conhecido no cenário underground da região sul do Brasil, tendo em seu respeitável currículo a participação como tecladista em discos de diversas bandas de Black, Death e Doom Metal, merecendo destaque aí os excelentes Insane Devotion e Doomsday Ceremony.
Mas, além de todas estas atividades, desde 1999 o tecladista vem levando adiante seu próprio projeto chamado Nahtaivel, que foge do Heavy Metal propriamente dito. A linha adotada aqui é o Dark-Electro, Industrial e EBM (Electronic Body Music: gênero musical resultante da fusão do electropunk dos anos 80 com a música industrial) e, como não poderia deixar de ser, devido a seu passado, Fernando consegue transmitir todo um clima de profanação com as mais variadas camadas sonoras, um verdadeiro caos para as funções cerebrais do ouvinte.
“Killer Speaks” é seu terceiro registro, mas o primeiro que tem a oportunidade de chegar a CD – os anteriores são discos virtuais. Tudo é high tech, com um design obscuro e agressivo, o que fica ainda mais reforçado pelas vocalizações extremamente distorcidas e, em várias ocasiões, fora das melodias. Aliás, se o leitor atentar para a capa do álbum, terá uma noção da agressividade e obscuridade que sua música consegue transmitir, e sem perder a proximidade com as pistas de dança.

Como a maioria dos álbuns com sonoridades alternativas, Nahtaivel e seu “Killer Speaks” provavelmente se limitarão ao underground mesmo – o que, convenhamos, está longe de ser algo negativo. De qualquer forma, merece uma conferida não só por parte dos fanáticos pelo estilo mais eletrônico da música, mas também por aqueles que sempre visam algo realmente hostil e pesado. E estas características não faltam por aqui!

http://www.nahtaivel.com/

http://www.myspace.com/


Bleeding
MOLOCH

Wagner Molock é um workaholic irrecuperável. Além de produzir com freqüência suas obras que mais parecem provindas dos pesadelos de H. P. Lovecraft ainda arranja tempo para produzir projetos musicais potentes como o Naberus, por exemplo. Psylocibe Cubensis é um destes “partos”, uma tentativa de condensar em alguns minutos as etapas de suas experiências psicodélicas, exteriorizando seu paladar apurado para instrumentos vintage, sons ecoantes, atmosfera atormentadora, memórias. É uma experiência cultural (ou contracultural?) e não apológica, não recomendável e muito menos encorajadora.


SEGUE UM RESUMO DAS FAIXAS:


Assimilação Cerebral: É quando começa a sentir as primeiras reações do algo novo, diferente, sempre como a primeira vez, questionamentos vem a mente, os sons se deformam , a excitação já é maior que o medo ( que ainda não partiu totalmente) pois o "mundo" observado é novo, as sensações, alto nível criativo, esse universo pouco explorado, o interior de sua mente... entrando pelas portas da percepcão?

Penetração Mental: Já totalmente entregue aos mais variados sentidos e reações, navegando à deriva internamente, uma experiência extremamente íntima, vc se ouve, se manifesta nas mais variadas formas, sente a sonoridade vibrar em sua pele, quase explode em êxtase, a maior aproximação que pode ter de você mesmo.
Poliantéia Sonora:Você ouve/lembra-se de tudo que aprecia, acaba por fundir os sons, mesmo recorrendo a outros. A excitação continua imperiosa em você, experiência singular, da qual não quer sair nunca...seu porto mais seguro.

Ataraxia: A excitação se foi, você está em plenitude interior, reflexivo, impassível, orbitando uma galáxia ou apenas confortávelmente insensibilizado.

Mergulho no Hiperespaço: Você pode romper essa sensação repentinamente e penetrar em um mundo nunca antes observado (não que os outros já tenham sido vistos), ao menos em alguma parte de sua vida sentido, mas nunca observado, começa a absorver e ter noção de que possui as respostas para tudo, mas apenas poderá trazer uma ínfima parcela da experiência, que no caso se bem assimilada já será de grande valia.

Trasmissão: Irá misturar a realidade com a ficção, não saberá até que ponto estará em uma situação real (mais intensamente que antes), momento perigoso que requer muito controle emocional e experiência particular, saber ter os pés no chão na hora certa. Transmissão alienígena?

Devaneio: O medo pode voltar, das mais variadas formas.

Intensidade: Seu corpo já cansado por toda essa aventura da mente ( que requer muito do organismo em geral), mas mesmo assim a intensidade inicial pode retornar, não sendo exatamente uma regra, mas ao invés da experiência ser concluída desfragmentando-se, muitas vezes ela pode ser concluída de forma intensa, o que exigirá muito de seu auto controle.
Atreva-se a conhecer mais este pesadelo musical de Wagner Moloch clicando aqui:


Bleeding

BRUTAL MORTICÍNIO

Nascido na terra fria no sul do Brasil, a banda Brutal Morticínio começou a sua existência em 2006. A escolha do nome foi baseado sobre as mortes causadas pelos invasores cristãos na América do tempo histórico conhecido como "Descobrimentos - Great Navegação", e sua imposição de crença e de cultura. Propondo um estilo de black metal brutal, na linha "old school" à semelhança da antiga banda, Hellhamer e Darkthrone. Anti-cristianismo, desespero e morte são temas recorrentes dos gritos dissonantes sobre riffes e bases; um lote de agressão, tornando ECOAR uma atmosfera soturna carregadas de ódio.

A banda passou por algumas mudanças na sua formação, o ex-baterista Lucifergo permaneceu por um ano. Houve também um segundo guitarrista, Satanás, que fazia parte da banda de 7 meses, permanecendo a partir do início Tormento e Mielikki, membros fundadores. Atualmente, a banda estabeleceu-se com Tormento (guitarra / vocal), Mielikki (Bass) e Mefistófeles (bateria).
A horda Brutal Morticínio está participando no tributo ao Amen Corner, ainda sem data confirmada para lançamento.


Myspace:
www.myspace.com/brutalmortis
Comunidade: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=

Bleeding

HATEMBRACE

Ao colocar essa Demo no aparelho de som já me espanto com seu tempo de duração: pouco mais de quarenta minutos e apenas sete músicas! Então coloco a Demo pra rolar e sou brutalmente atacada por um Death Metal poderoso, com vocais cavernosos, mas com uma parte instrumental maravilhosa, seguindo uma temática egípcia. Nada que o Nile já não tenha feito, porém esses pernambucanos do Hatembrace mostram desenvoltura e um som, de certo modo, peculiar, onde carregam ainda mais nessas melodias, mais até mesmo que o próprio Nile. Logo na primeira música, “Gods Ari Kat Gods”, a banda mostra a que veio, com belos riffs e solos de guitarras, uma bateria técnica, mesclando brutalidade, partes cadenciadas e ‘blast beats’ ultra-velozes. Nada de velocidade e extremismo o tempo todo, e sim muito bom gosto na execução das músicas, numa sonoridade bem feita, técnica, cheia de melodias, propícias para se bater cabeça, e isso em músicas longas, mas que não cansam o ouvinte. Talvez a experiência de músicos tarimbados no Underground Pernambucano tenha feito a diferença no lançamento. O guitarrista Dimitrius e o baterista Ricardo Necrogod já fizeram parte da veterana Malkuth; o outro guitarrista, Miro Nomura, faz parte do Necroholocaust; baixista Ely tocou no Goryhate; e o vocalista Freddy Houde já fez parte do Infested Blood nos seus primórdios. Além disso, os vocais foram divididos entre Freddy, Dimitrius e Necrogod, o que deu uma maior versatilidade nas vocalizações, onde, além dos vocais tipicamente Death, podemos ouvir passagens que são cantadas mesmo. A gravação está muito boa e não dá para destacar uma ou outra música, pois todas são bem versáteis, basta ouvir “Sekhmet” e “The Throne of Seth”, e a maravilhosa “High of Victory”, para se tirar qualquer dúvida. Pena mesmo foi só a apresentação gráfica, que não ficou no mesmo nível, mas segundo informações que consegui, essa Demo vai ser relançada até o final do ano, então é de se esperar que a arte gráfica também tenha o mesmo cuidado da parte sonora.

Contatos:
A/C Ricardo Necrogod. Avenida dos Girassóis, 240 – Centro. Camaragibe/PE. CEP: 54759-050

E-mail: necrogod_metal@hotmail.com

Site: www.myspace.com/bandahatembrace

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

PRIMEIRAS VISITAS NAS LOCAÇÕES...

Sol, cerveja, charutos e muita conversa!!!
Assim foi o primeiro dia da equipe a visitar as locações do curta "Damballah Negra". O local das filmagens localiza-se no bairro Jd. Ellus (zona sul de São Paulo), próximo ao Jd. Shangri-lá onde se encontra a equipe do grupo Ravens House Brasil. Pelas fotos vão notar que o lugar é maravilhoso, salvo a sujeira e a devastação que as igrejas locais causam em suas "vigilias de fé".

Por final de semana, o grupo Ravens House Brasil retira das clareiras cerca de 40 kg de lixo deixados pelos religiosos, que chegam a atravessar quatro bairros pra detonar o lugar.


© Fraternidade do Medo - Template by Blogger Sablonlari