✠ A única forma de se livrar de seus medos é fazer filmes sobre eles ✠

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

FANTASTICON - IV SIMPÓSIO DE LITERATURA FANTÁSTICA

Durante três dias (27, 28 e 29 de agosto) o universo fantástico tomou conta dos corredores da Biblioteca Temática Viriato Corrêa reunindo fãs e profissionais do gênero na quarta edição da Fantasticon - Simpósio de Literatura Fantástica.


O ideal do evento é reunir pessoas interessadas em Literatura Fantástica (ficção científica, fantasia e horror) para que elas possam se encontrar, debater idéias, trocar informações, levantar tendências e se divertir além de incentivar e enriquecer o estudo e o debate sobre o gênero Fantástico no Brasil. O evento conta com
palestras, mesas-redondas, oficinas, mostra de filmes, exposições e lançamentos em geral. Infelizmente só podemos comparecer no último dia então aqui vai um pequeno resumo do que rolou neste domingo fantástico.

Das 11:00 às 13:00 aconteceu a oficina "Como montar a estrutura de um romance de Fantasia" com o escritor André Vianco, responsável por livros como "Os Sete" e "O Senhor da Chuva" enquanto rolava na sala de cinema a palestra "História Alternativa: As diversas encruzilhadas", ministrada por Gerson Lodi-Ribeiro (O Vampiro de Nova Holanda, Outros Brasis e Taikodom) que durou até o meio-dia.

Às 14:00, depois de um café expresso em uma padaria super abençoada que descobrimos perto do local, fomos assistir a mesa-redonda "Multimeios: Alternativas para Literatura Fantástica" com Eduardo Spohr (A Batalha do Apocalipse), Christopher Kastensmidt, Luiz Ehlers e Tiago Castro que durou cerca de uma hora. Depois do bate-papo encontramos alguns amigos como Liz Vamp, Adriano Siqueira e Flávia Muniz para bater um papo, tirar umas fotos e comprar alguns livros. Pena que não encontramos o livro "Contos Proibidos do Sr. Arcano" lançado recentemente pelo nosso parceiro carioca e amigo de longa data, Arcano Soturno.

Às 16:00 teve a palestra "Contos de Fadas: Fantasias Divertidas e Histórias Escabrosas" com o grupo GELF (Grupo de Estudos de Literatura Fantástica) que durou apenas uma hora, mas que mostrou com muito bom humor que nem só de sapos, dragões e princesas que se vivem os contos de fadas. A sala só não ficou lotada porque desde às 15:30 boa parte do pessoal assistia o Fantastiquinha, uma atividade musical/teatral com o grupo Cantando Histórias e que foi até às 16:30.

Das 17:00 às 18:00 foi a vez do bate-papo "Perguntas e Respostas sobre o Gênero Fantástico no Brasil" com a participação de Raphael Dracon (Dragões de Éter - Círculos de Chuva), Walter Tierno (Cira e o Velho), Douglas MCT (Território V) e mediado por Eric Novello (Neon Azul) que fez todo mundo rir com os mais inusitados comentários e revelações (nunca pensei que uma sereia gostasse de Maria Bethânia!!!).

Às 18:00 teve início a palestra "O Realismo fantástico de Murilo Rubião", ministrado por Flávio Garcia (organizador do livro O Insólito e seu Duplo) e que durou apenas meia hora. Depois da palestra fomos dar uma checada no Painel Comemorativo Jerônimo Monteiro, considerado o "Pai da Ficção Científica Brasileira". O painel continha várias fotos da "panelinha fantástica" de quando o Brasil ainda engatinhava no gênero, além de livros e documentos da época.

Após mais um café (ô padariazinha benta!!!) assistimos o divertidíssimo sarau do Show-Livro. O Show-Livro mesclou os dois mundos: música e literatura fantástica e apresentou aos presentes convidados ilustres, daqui e doutros mundos, distorcidos por:

Deise Sales no vocal e nos sonhos.
Marcelo Barfer na guitarra, no violão e no terror.
Tiago Araújo no baixo e na insanidade.
Thiago Camargo na percursão e nas invocações.
Claudio Brites na voz e nos arquétipos.

Depois de um dia de tanta informação e correria só precisávamos mesmo era se despedir dos amigos e tomar o rumo de casa...claro que somente depois de MAIS um cafézinho...HEHEHEHEHE!!!




O Fantasticon é organizado por Silvio Alexandre, em uma realização da Biblioteca Viriato Corrêa, do Sistema Municipal de Bibliotecas e da Secretaria Municipal de Cultura. Com o apoio da Fly Cow Produções Culturais, da TV Cronópios e da Revista MOVIE.

0 comentários:

Postar um comentário

© Fraternidade do Medo - Template by Blogger Sablonlari