✠ A única forma de se livrar de seus medos é fazer filmes sobre eles ✠

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

5° CINEFANTASY - FESTIVAL CURTA FANTÁSTICO

No finalzinho de agosto até o dia 12 de setembro São Paulo recebeu a quinta edição do Cinefantasy – Festival Curta Fantástico, um festival cujo objetivo é o de apresentar e premiar as produções do gênero fantástico (terror, sci-fi e fantasia) de todo o mundo.

O festival aconteceu na capital paulista, no Cine Olido, Centro Cultural São Paulo e na Biblioteca Viriato Côrrea. A programação incluiu mostras competitivas para curtas e longas-metragens nacionais e internacionais, além de encontros, palestras, workshops, oficinas e bate-papos com profissionais do gênero.

Ao todo foram 22 longas competindo por 12 prêmios, como as categorias de Melhor Criatura, Melhor Vítima e Melhor Vilão, ao lado das já tradicionais Melhor Roteiro e Direção. Já nos curtas foram tidas 83 inscrições competindo em 15 categorias que incluiam o Prêmio Estímulo Amador e Estímulo Estudante, prêmios que incentivam aqueles que pretendem iniciar carreira no cinema fantástico.

Neste ano eu tive uma participação mais "carnal" no evento. Nas outras edições do festival fui como divulgador (e fã) do evento, mas neste ano tive o prazer de ser convidado a participar da produção da mostra. Foram duas semanas de loucura na Biblioteca Viriato Corrêa qua valeram a pena, portanto se acharem esta matéria um pouco vazia de comentários é porque não pude participar dos outros locais onde aconteciam o festival.

Na minha opinião (e no setor que pude acompanhar todos os dias) os destaques foram para os panoramas das produções gregas, colombianas e israelenses (em destaque o maravilhoso "The Insomniac City Cycles" - Israel, 2009), e as palestras "Cyberpunk Japonês" com André Lapa (nos dias 03, 04 e 05 de setembro) e "O Gabinete do Dr. Caligari pelo prisma de Edgar Allan Poe", ministradas por Donny Correia e Flávio Ricardo Vassoler e que versava sobre as semelhanças de "O Gabinete do Dr. Caligari" com a filosofia de composição poética de Edgar Allan Poe.

Já nos longas exibidos o meu "dedo-jóia" vai para 964 Pinocchio (Japão,1991), Frankeinstein Unlimited (Canadá, 2009), Dark Soul (Noruega/França, 2010) e a versão "director's cut" de Donnie Darko (USA, 2001) que eu ainda não havia assistido e que esclareceu muita coisa sobre a trama do filme. Infelizmente alguns filmes que queria ter visto não puderam ser exibidos como Evil in Time of Heroes (Grécia, 2009 que foi substituido pelo engraçadíssimo "Dead Hooker in a Truck" - Canadá, 2010) e I (heart) Doomsday (Canadá, 2010) o que foi uma pena, já que ambos eram esperados por boa parte dos presentes, mas o "buraco" na programação foi tampado (pelo menos na minha opinião) pelo esperado "Porto dos Mortos", de Davi de Oliveira Pinheiro. Muitos ficaram com o nariz meio que torcido com o filme, pois esperavam pra ver um "filme DE zumbis" e acabaram por assistir um "filme COM zumbis", mas eu achei a idéia de deixar os zumbis apenas como uma linha de história e não como os principais protagonistas bastante inteligente. O ínico defeito foi a escolha da trilha sonora que assustava mais que os demônios, assassinatos e mortos-vivos da trama (arghh!!!).

Na categoria "Horror 3" de curtas os destaques ficaram para Shrove Tuesday (UK, 2009), Quiropterofobia (RS/BR, 2009) e o magnífico A História de Lia (SP/BR, 2010) que conseguiu me atormentar. De resto me diverti pacas com Rodrigo Aragão e parte do elenco de "Mangue Negro" na oficina de maquiagem que durou três dias (03, 04 e 05 de setembro) e na qual fui "obrigado" a arquivar o momento fotografando-o com uma belíssima máquina rosa-choque metálico (sic).

Por final, gostaria de ter assistido as homenagens aos mestres do cinema "faça-você-mesmo" José Mojica Marins e o colombiano Jairo Pinilla que ocorreram no Cine Olido e no Centro Cultural São Paulo com a exibição de alguns filmes de ambos os cineastas, mas como sou um "bom profissional" tive que ficar na Viriato Corrêa para apresentar The Possession of David O'Reilly (2009) que concorria na categoria Longa Competitivo e que foi uma espécie de "Atividade Paranormal", só que com mais atividades...hehehehehe.

Afinal, foram duas semanas prazeirosas de muita informação, café, risadas, correria e novas experiências. Aproveito para deixar aqui registrado todo o meu prazer pela companhia de Miss Raven que mesmo podendo assistir o festival em outros locais preferiu ficar boa parte do tempo na Viriato Corrêa comigo...te amo parceira!!!
Iam Godoy


0 comentários:

Postar um comentário

© Fraternidade do Medo - Template by Blogger Sablonlari